Emprego: Como redigir um CV e Carta de Apresentação

Como já todos reparámos, um dos requisitos para uma entrevista de emprego ou oportunidade de trabalho é o CV ou carta de apresentação. Estes, fazem a diferença na altura de se encontrar um emprego e são o reflexo da valia profissional de cada indivíduo.
No entanto, cada vez mais é difícil diferenciar as nossas valias profissionais, devido ao facto de existir muita procura e ser cada vez mais difícil perceber o que deve ser escrito e exposto no CV, carta de apresentação e portfólio para cada anúncio de emprego.

 

Breve história do CV

Antigamente, arranjar emprego era algo simples. Existiam imensos oportunidades de emprego, independentemente do sector, e as baixas qualificações facilitava a procura de empregos de formato manual, como a agricultura, pecuária, indústria entre outros.
No entanto, com o evoluir do mercado e da oferta formativa, associado à crise, arranjar emprego tornou-se algo mais complexo, e que a diferenciação, experiência e valias profissionais tornaram-se o principal foco das empresas no recrutamento de colaboradores.
Foi neste sentido que o CV e as cartas de apresentação ganharam uma grande importância no mercado do trabalho.
Quando se candidata a uma entrevista de emprego, pense sempre em dar a conhecer o melhor de si.
Antes de pensar no currículo, deve pensar no seguinte:

 

Como definir o meu perfil

Desta forma, antes de responder a anúncios de emprego, realize uma análise SWOT, para que perceba os seus pontos fortes, fracos, oportunidades no mercado e ameaças que possam existir

  • Análise SWOT;
Pontos fortes Pontos fracos
Formação Profissional
Experiência Profissional
Experiência de Vida
Competências e Conhecimentos
Características Pessoais
Formação inadequada e/ou desatualizada
Baixa Experiência Profissional
Caraterísticas Pessoais
Competências e Conhecimentos
Oportunidades Ameaças
Novas formas de trabalho;
Novas formas de promover a imagem pessoal
Foco em valores pessoais
Tendências no mercado profissional
Candidatos e futuros candidatos
Empresas prestadoras de serviços
Evolução tecnológica
Evolução das funções profissionais
Multitasking

 

  • Definir o objetivo do candidato;
    Qual o emprego/função/cargo que pretendo?
    Ex: ser informático numa agência audiovisual
  • Definir o seu segmento e posicionamento;
    • Segmento – qual o tipo de empresa que queremos atingir;
      Ex: PME`s, Agências, ONG´s, Organizações públicas
    • Posicionamento – o que devem pensar de nós;
      Ex: comercial com experiência em vendas e lidar com clientes, capaz de criar uma ligação duradoura entre empresa e cliente;
  • Definir o meu marketing-mix
    Qual o meu produto/serviço: cuidados de geriatria.
    Qual o meu preço: qual é o meu valor profissional.
    Comunicação: como lido com o meio exterior no online.
    Distribuição: como vou trabalhar.

 

Como fazer um CV?

Uma das grandes questões é como desenvolver o nosso CV/currículo. No entanto, quando se desenvolve um CV, deve-se ter em conta uma nova questão: O que é o CV?
Esta pergunta, parecendo inadequada, é importante para ajudar a criar o currículo, pois ajuda a diferenciar e a criar valor para a empresa ou agência de recrutamento.
Existem vários tipos de currículos, desde:

  • Europass;
  • Currículo tradicional;
  • Currículo Criativo e digital;
  • Currículos em plataformas online;
  • Websites;
  • Vídeos e áudios;
  • Recomendações e apresentações criativas.

O importante é adequar o conteúdo e o emprego a que se candidata, pois Há formatos que se adaptam melhores!

 

Dicas para um bom CV

De forma geral, existe muita informação sobre como criar um currículo, no entanto, cada caso é um caso, e desta forma, deixamos algumas dicas e ideias para o currículo, caso precise de enviar para algum anúncio de emprego:

  • Evite o uso do Europass e CV com muita informação – não funciona e e hipoteca a sua candidatura. Vamos fazer um exercício: Quantos emails recebe por dia? Quantos emails lê? Quando vê algo diferente, suscita interesse e abre o email? Pois é, isto é acontece quando alguém está em processo de recrutamento. Diferencie, chame a atenção com currículos criativos e que chame a atenção;
  • O formato papel ainda é uma boa ideia – O currículo associado em formato papel pode ser uma boa forma de chamar a atenção. Pode enviar por correio, entregar pessoalmente e até com uma surpresa;
  • Evite mentiras no currículo – normalmente não resultam e são descobertas na entrevista e na pior da hipóteses, durante a experiência profissional;
  • Foque no seu emprego de sonho e evite enviar de forma massiva. Embora muitas vezes a situação seja complicada, deve-se procurar trabalhar no gostamos e insistir nos nossos sonhos;
  • Entre em contacto com as empresas – Já enviou o seu currículo? Ligue para a empresa para saber se recebeu, para saber mais informações; crie interesse na sua pessoa;
  • Tenha um site ou portfólio, principalmente em áreas criativas. São uma excelente forma de promover competências e destaca a candidatura;
  • Evite excessos! Menos é mais, mas por vezes, menos é menos e mais é mais! Evite por exemplo, fotografias na praia, fotografias em que não é possível ver o seu rosto;
  • Todos os anúncios de emprego tem as suas especificidades, tenha sempre em mão vários tipos de CV para responder às diferentes necessidades.

 

Ferramentas digitais

Como já foi explicado anteriormente, existe vários formatos para criar o currículo e portfólio.

  • Redes Sociais, como o Facebook e Linkedin são uma excelente forma de gerar um currículo criativo. No Facebook, pode partilhar noticias, curiosidades, artigos, eventos que participa e no Linkedin, para além de ter uma opção de gerar um CV em PDF, pode fazer contactos com possíveis empregadores e empresas;
  • Websites e Blogs – Ferramentas como o WordPress e o Wix permitem criar um site e blog, de forma simples e gratuita!
  • Criar perfis em sites de emprego especializado. Por exemplo, o “Industria Criativa” permite ter um portfólio de forma gratuita e ao mesmo tempo, aceder a várias ofertas de emprego na área de marketing, comunicação, web e desgin;
  • Vídeos – a imaginação não tem limites.

Ferramentas para CVs digitais

A Internet é rica em ferramentas que podem auxiliar na promoção do nosso perfil profissional, porque cada vez mais o que conta é ser reconhecido digitalmente e apresentar uma boa imagem.
A era digital assumiu um protagonismo tremendo e o currículo digital é um complemento ao Curriculum Vitae tradicional que pode ser criado numa rede social profissional ou em sites próprios para esse efeito.
Os currículos digitais estão por toda a parte e são incluídos nas mais diversas situações. Existem alguma ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento de um currículo criativo, na qual deixamos alguns exemplos:
http://kinzaa.com
http://vizualize.me
http://www.resumebaking.com
https://www.resume.com
http://www.super-resume.com
https://www.visualcv.com/pt/
https://www.canva.com

 

Carta de Apresentação

A carta de apresentação é muito importante e deve ser vista como uma estratégia para se dar a conhecer e conseguir uma oportunidade de entrevista. Embora menos usual, deixamos algumas dicas de como fazer uma boa carta de apresentação:

  • Dirija a sua carta sempre à pessoa certa: se não sabe quem é o responsável pelo recrutamento na empresa, ligue e descubra para quem deve redirecionar;
  • Evite erros ortográficos e erros gramaticais, pois são absolutamente proibidos;
  • A carta de apresentação deve ter o mesmo cuidado gráfico que o CV. Melhor ainda, devem ambos ter a mesma identidade visual;
  • Seja original: os modelos que encontrará na internet seguem a estrutura clássica de uma carta formal, mas use a criatividade e seja original;
  • Foque-se na empresa: o recrutador não quer saber porque é que vai ser muito importante e desafiante para si trabalhar naquela empresa; quer, sim, perceber o que é que a empresa vai ganhar se o contratar;
  • Vantagens competitivas – explique claramente que ao contratá-lo a si, além de todas as suas qualidades como profissional, a empresa terá acesso a benefícios fiscais;
  • Selecione as empresas que contacta;
  • Evite palavras modestas: seja autêntico e assertivo em relação às suas competências;

 

Estrutura de uma carta de apresentação:

  • 1º parágrafo: refira o motivo que o leva a procurar a empresa e a querer candidatar-se ao posto de trabalho. Comece com uma frase forte sem entrar em clichés. Seja direto e original;
  • 2º parágrafo: relacione a sua formação e experiência com a atividade da empresa e demonstre como poderá ser útil para a função em questão;
  • 3º parágrafo: disponibilize-se para uma entrevista;
  • 4º parágrafo: despeça-se cordialmente.
  • A carta deverá ser datada, assinada e fazer referência ao currículo que acompanha.

 

Considerações finais
Conforme dá para perceber, existe muitas formas para criar um currículo e carta de apresentação, no entanto, é necessário ter em conta vários aspectos:

  • Não inventar informação pessoal e profissional;
  • Menos é mais (investir fortemente em um canal de comunicação);
  • Ter uma imagem forte nos meios digitais;
  • Evitar conteúdos que levantem polémica;
  • Ter cuidados com fotos;
  • A internet está aberta a todos os utilizadores, o que aumenta as hipóteses de ser bem sucedido;

Pense que quando se candidata a uma vaga de emprego, existem centenas de pessoas que também procuram ser bem sucedidas, pelo que é importante ser diferente, apostar nas suas soft skills e mostrar o que vale realmente.
Caso queira enriquecer o seu CV, aposte em cursos online gratuitos (existem centenas para diferentes áreas e que enriquecem o seu currículo), desenvolva ideias e projetos, participe em voluntariado e aposte na relação humana, pois se era hábito comentar que o fator C ajuda, esse fator C deve ser valorizado como networking e trabalhado realizado pela pessoa em prol do seu objetivo profissional.