Google aumenta investimento em Portugal. Vai formar mil programadores de Android

O vice-presidente para os assuntos globais da Google, Kent Walker, anunciou hoje a instalação em Portugal de uma unidade para formação e desenvolvimento do sistema operativo Android.

“Portugal é um líder na economia das aplicações digitais na Europa. A Google vai lançar um projeto-piloto inédito com o apoio do governo português para dar formação a mil programadores de Android até ao final do ano”. Foi desta forma que Kent Walker, uma espécie de ministro dos Negócios Estrangeiros da Google, apresentou mais um investimento da companhia em Portugal – um investimento cujo valor e localização não quis detalhar.

Segundo o responsável da Google, que esteve reunido com António Costa durante mais de uma hora na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia, as mil pessoas a formar serão recrutadas em Portugal. Kent Walker salientou que “os portugueses vão poder inscrever-se neste projeto, que vai ser aberto a novos programadores” O concurso será aberto para o preenchimento de mil vagas destinadas a formação e posterior desenvolvimento de produtos tecnológicos no sistema operativo Android.

O primeiro-ministro congratulou-se com a decisão, afirmando que “a criação desta academia piloto para desenvolvimento de aplicações com base na tecnologia Android é muito importante”. António Costa relembrou também que a multinacional Google fez recentemente em Portugal “um investimento muito importante, tendo já criado 500 postos de trabalho”, e considerou ainda que este passo dado pela Google “dará uma grande centralidade a Portugal como país líder no desenvolvimento de tecnologias”, sobretudo no contexto do mercado europeu.
“Desejo que este projeto piloto tenha sucesso e que se possa desenvolver a partir de Portugal uma nova capacidade em termos de inovação em matéria de aplicações. Será a primeira vez que a Google o fará na Europa e espero que não seja a última em Portugal”, declarou o líder do executivo.

Perante os jornalistas, o vice-presidente da Google para negócios globais observou ainda que manteve uma conversa construtiva com os membros do Governo português.

Além de António Costa, estiveram na sede da Google o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

“A nossa apreciação é que Portugal é um dos países líderes da economia digital na Europa. Queremos continuar a apoiar os esforços do Governo português para desenvolver a digitalização da sua economia”, afirmou Kent Walker.

Veja aqui o Curso de Programação de Android que estamos a divulgar ➜


Se gosta de informática e tecnologia conheça ainda outros cursos que lhe podem interessar: