Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.
Para quem
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:
- concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
- procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
- não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
Qual o objetivo
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objectivos:
- contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma
profissão; - privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
- preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua
vontade.
O que são
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sociocultural;
- Científica;
- Técnica.
A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.
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(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho. (b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. (c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir. (d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada. (e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir. |
Prova de Aptidão Profissional
Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.
Estes cursos, organizados de acordo com referenciais de formação, estão distribuídos por 39 áreas de formação:
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Cursos de Ensino Profissional
No âmbito da Revisão Curricular do Ensino Profissional, os cursos profissionais entram em funcionamento de forma faseada:
- Cursos criados
Qual a certificação
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Prosseguimento de estudos/formação
A conclusão de um Curso Profissional permite-te o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.
Onde
Os Cursos Profissionais podem funcionar:
- escolas profissionais, públicas ou privadas;
- escolas secundárias da rede pública.
Legislação
Se quiseres saber mais sobre os Cursos Profissionais, podes consultar a legislação referente a esta oferta educativa e formativa.
Reorientação do percurso formativo em cursos do nível secundário de educação
O despacho normativo n.º 29/2008, de 5 de junho, introduziu alterações ao despacho normativo n.º 36/2007, de 8 de outubro, que regula o processo de reorientação do percurso formativo dos alunos entre cursos do nível secundário de educação abrangidos pelo decreto-lei n.º 74/2004, de 26 de março. As alterações introduzidas procuraram aperfeiçoar os mecanismos de reorientação existentes – sobretudo através da adoção de soluções mais flexíveis e de um reforço da diversidade da atual oferta formativa do nível secundário de educação – incidindo, essencialmente, sobre:
(i) o apuramento da classificação de disciplinas, nos regimes de permeabilidade e de equivalência;
(ii) a frequência de um curso do nível secundário de educação após a conclusão de um outro; e
(iii) a creditação de módulos concluídos com aproveitamento no curso de origem.
Para um melhor esclarecimento e a devida apropriação das alterações introduzidas pelo despacho normativo n.º 29/2008, de 5 de junho, os serviços das então Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ, I.P.) e Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) elaboraram conjuntamente um Documento Informativo sobre este assunto.
Fonte: Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP