Profissões que vão existir no futuro e a importância da formação profissional e do IEFP

O avanço da Inteligência Artificial, que é a alma dos novos dispositivos robotizados, tem sido enorme na última década e será muito mais nos próximos anos, já que todos os dispositivos conectados pela Internet estarão a tomar decisões continuamente. Para todos os que não queiram ficar para trás, a formação profissional, queira por via de entidades privadas, quer através do IEFP será cada mais importante.

Em 2020, o automóvel autônomo (outro tipo de robô) será operacional, o que trará uma nova era sem acidentes e uma maior optimização e redução do consumo de combustíveis fósseis.

As novas profissões

As profissões emergentes que gozam de pleno emprego serão as relacionadas a atividades relacionadas a funções humanas superiores, além das do desenvolvimento de dispositivos automáticos ou robotizados, como o desenvolvimento de software.

A nova formação

Isso leva-nos a deduzir que o sistema de aprendizagem, que tradicionalmente está atrasado às necessidades das empresas, deve mudar para promover criatividade, inovação, cooperação, intuição e originalidade do aluno.
Países e empresas precisam vender mais e ser mais competitivos a nível mundial e isso não acontece usando uma força de trabalho mais barata, mas usando tecnologia de valor agregado e profissionais altamente qualificados.

Muitas posições para novas profissões

Neste contexto, a União Europeia prevê que mais de 900 mil postos de trabalho serão criados até 2020 relacionados com o mundo digital e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e que gerará mais de 100 mil novos empregos por ano nestes novos profissões, de acordo com o diretor geral da Infoempleo.

As profissões emergentes

Os últimos estudos da Adecco mostram que profissionais qualificados relacionados à tecnologia, ao ambiente digital e aos especialistas em marketing e vendas serão os mais procurados e os melhores pagos para os próximos cinco anos.
Novas profissões com uma procura intensa de empresas são o Analista de Web, o especialista em posicionamento web, o e-Commerce responsável, o Desenvolvedor de Aplicativos, o Gerente de Marketing Digital, o Gerente de Mídia Social, o Especialista em Comunicação Digital ou a Comunidade Gerente

A multiplicação da infra-estrutura da Internet, o aumento do comércio eletrônico e das transações econômicas através da rede, fazem crescer profissões como o técnico em informática, o técnico de rede ou o especialista em virtualização, bem como o desenvolvimento de software como Java Programmer.

Mais profissões emergentes cujos profissionais são altamente procurados são: especialistas em internet móvel, designer responsivo, especialistas em internet de coisas: desenvolvedores de sistemas; aplicações móveis; analistas de sistemas; especialistas em impressoras 3D, em robótica e inteligência artificial.

O desenvolvimento de tecnologias como Realidade Virtual ou Realidade Aumentada é um dos principais profissionais, como o desenvolvedor de videojogos para reciclagem para a integração da Realidade Virtual no videjogo ou aplicações móveis.
O problema é que este requisito de profissionais qualificados não possui uma resposta efetiva do sistema de aprendizagem.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou – como o conhecemos melhor – o Centro de Emprego, além de fornecer ofertas de emprego tambem dá oportunidade de aumentar os nossos conhecimentos. Uma das suas mais importantes áreas de ação é a formação. Este instituto tem vários cursos e em áreas distintas como Comércio ou áreas de saúde.

Onde encontrar?
Toda a oferta de cursos do Centro de Emprego está disponibilizada na plataforma do IEFP. Basta aceder a http://ww.iefp.pt/ofertas-formacao e pode ter acesso a todos os cursos disponíveis.

Quais os cursos disponíveis?
A escolha é muita e variada. A oferta de cursos do Centro de Emprego abange várias áreas que podem ir desde a Agricultura até à Construção Civil ou Saúde.

Veja aqui alguns dos cursos profissionais que divulgamos atualmente.