A formação financiada é uma medida do Estado Português para dar oportunidade as todos as pessoas com mais de 18 anos e que no seu percurso escolar não tiveram oportunidade de prosseguir os estudos ou tirar o curso que queriam. Este tipo de cursos permite a estas pessoas obter a formação necessária assim como a especializarem-se num determinada área indo de encontro às necessidades actuais do mercado laboral.
Existem vários cursos tecnico profissionais, de várias áreas para todos os gostos e em todas as actividades económicas. Irá aprender vários métodos inovadores em aulas essencialmente práticas de forma a cativar o aluno. Desta forma, este tipo de cursos são interessantes e ao mesmo tempo está a aprender uma nova profissão ou a reforçar as suas competências num ofício que já conhecia.
Vantagens de formação financiada:
Fica melhor preparado para o mercado de trabalho, com a qualificação necessária e exigida pela grande maioria dos empregadores. Caso já trabalhe existe também a possibilidade de tirar cursos complementares à sua profissão para que melhore as suas competências e esteja a par das novidades da área em questão. Desta forma poderá também enriquecer o seu currículo e arranjar trabalho com mais facilidade, caso esteja no desemprego.
Existem cursos profissionais para quem quer terminar o 9º ano e para quem quiser fazer ou terminar o secundário. A oferta vai depender da região, algumas por terem um maior número de casos de insucesso escolar, tem mais cursos financiados com equivalência ao 9º, outras regiões privilegiam a equivalência ao ensino secundário, mas em qualquer uma poderá encontrar cursos que lhe permitam concluir os estudos seja a escolaridade obrigatória ou o 12º ano.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, sendo que o nível 3 (12º ano) é cada vez mais pedido. Mesmo que tenha que terminar o 9º ano pode inscrever-se em outro curso continuando assim a formação na área escolhida e obtendo o grau 3.
Esta é a oportunidade perfeita para todos aqueles que são obrigados a completar os seus estudos ou querem ganhar mais competências e qualificações perante o mercado de trabalho. Estes cursos também financiam o transporte, alimentação e em caso de deslocação de casa, alojamento adequado. Existem vários horários, sendo os mais frequentes o pós-laboral, mas também existem durante o dia para quem está desempregado, ou tem horários de trabalho diferentes.
Como foi dito anteriormente existem vários cursos e formação financiada que englobam várias áreas como turismo, agricultura, saúde, informática, electrónica, mecânica, construção civil, economia, administração entre tantos outros. Aqui fica uma lista de alguns do cursos.
Lista de cursos de formação Financiada
- Técnico de Secretariado
- Práticas administrativas
- Práticas de Acção Auxiliar
- Técnico de Serviços Judiciais
- Técnico de Organização de Eventos
- Interpretação e Animação Circenses
- Cenografia, Figurinos e Adereços
- Técnico de Marketing
- Técnico de Vitrinismo
- Técnico de Museografia e Gestão do Património
- Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação
- Técnico de Gestão de Programação de Sistemas Informáticos
- Técnico de Informática de Gestão
- Técnico de Fotografia
- Técnico de Electrónica e Telecomunicações
- Técnico de Mecatrónica
- Instalação e Reparação de Computadores
- Técnico de Gestão
- Técnico de Contabilidade
- Técnico da Banca Seguros
- Técnico de Comércio
- Técnico de Vendas
- Técnico de Produção Animal
- Técnico de Produção Vegetal
- Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes
- Técnico de Frio e Climatização
- Técnico de Construção Civil
- Técnico Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos
- Técnico de Análise Laboratorial
- Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente
- Técnico de Óptica Ocular
Como pode ver as áreas são das mais variadas possíveis, podendo ter acesso a toda esta formação gratuitamente, desde que não tenha ainda o 9º ou o 12º ano terminado e tenha mais de 18 anos de idade.
Para encontrar este tipo de cursos financiados basta procurar nos centros de formação profissional da sua região, assim como institutos que leccionem cursos aprovados e com financiamento do Estado. Normalmente têm a indicação que são aprovados pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e Relações no Trabalho) como sinal de confiança e garantia de qualidade da formação.
Pesquise também no site do IEFP, pois aí encontrará uma lista de todos os centros de formação profissional e outros institutos, com os respectivos cursos abrangidos por este programa – http://www.iefp.pt/formacao
É uma excelente oportunidade para todos os que na realidade nunca tiveram hipótese de terminar os seus estudos. Desta forma passa a estar em pé de igualdade com aqueles que terminaram o secundário, com a vantagem de ter formação qualificada que enriquece o seu currículo e ajuda a conseguir emprego mais facilmente. Para que possa desenvolver a sua carreira profissional e atingir os seus objectivos, inscreva-se hoje mesmo num curso financiado!